Bem vindo(a) à pagina TBS Brasil

TBS iNsight: uma nova ferramenta para identificar pacientes com risco aumentado de fraturas

TBS iNsight é um software desenvolvido para ser instalado em computadores de densitômetros. É um recurso simples, rápido e reprodutível que estima o risco de fraturas com base na determinação da textura óssea (um índice correlacionado à microarquitetura óssea)1,2 em adição ao risco estimado pela densitometria e dados clínicos. O resultado é expresso como Trabecular Bone Score (TBS). Sem a necessidade e outro exame ou radiação adicional, o laudo TBS é gerado automaticamente após o exame de densitometria da coluna. A partir do seu uso clínico e de uma extensa literatura científica, sabemos que:

  • TBS auxilia a identificar pacientes em alto risco para fraturas mas que não foram identificados pela densitometria
    • TBS é independente da densidade minera óssea (DMO), fatores de risco clínicos e do FRAX®
    • TBS prediz, de forma consistente e significativa, fraturas vertebrais e não-vertebrais, tanto em homens quanto em mulheres
  • TBS aumenta a capacidade diagnóstica da densitometria óssea
  • TBS aumenta a capacidade de predição de fraturas
  • TBS auxilia médicos na decisão clínica
  • TBS auxilia o momitoramento ósseo frente ao tratamento, ao longo do tempo

Entidades regulatórias como a Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e sociedades médicas internacionais – International Society for Clinical Densitometry (ISCD) e International Osteoporosis Foundation (IOF) – endossaram o TBS como recurso adicional no manejo da osteoporose.

Em abril de 2015: a Universidade de Sheffield, que desenvolveu o FRAX®, lançou um novo modelo da sua ferramenta denominado FRAX Ajustado para TBS  (www.shef.ac.uk/FRAX)

Em maio de 2015: o grupo de trabalho da European Society for Clinical and Economic Aspects of Osteoporosis and Osteoarthritis (ESCEO) divulgou um documento de consenso sobre TBS entitulado “Nova abordagem complementar para avaliação da osteoporose na prática clínica”  (Pubmed Link)

A ISCD publicou seu documento com as Posições Oficiais TBS em 2015.

TBS iNsight é um dispositivo de software médico amplamente utilizado na Europa desde 2009 e utilizado nos EUA desde 2012.

No Brasil, TBS iNsight é registrado para uso clínico junto à ANVISA (acesse a nossa página  product demo page para verificar quais modelos de densitômetros são compatíveis com o software). A curva de referência do TBS para mulheres na América Latina está disponível e os dados para homens serão incorporados em breve. O laudo TBS também está disponível em Português para uma integração mais fácil do TBS no fluxo de atendimento médico. Para saber mais, consulte estes documentos abaixo:

Para qualquer dúvida relacionada ao TBS:  contact@medimapsgroup.com


References

1 Winzenrieth R, et al, Three-Dimensional (3D) Microarchitecture Correlations with 2D Projection Image Gray-Level Variations Assessed by Trabecular Bone Score Using High-Resolution Computed Tomographic Acquisitions: Effects of Resolution and Noise. J Clin Densitom. 2013 Jul-Sep; 16(3):287-96.

2 Hans D, et al, Correlations Between Trabecular Bone Score, Measured Using Anteroposterior Dual-Energy X-Ray absorptiometry Acquisition, and 3-Dimensional Parameters of Bone Microarchitecture: An Experimental Study on Human Cadaver Vertebrae. J Clin Densitom, 2011 Jul-Sep; 14(3):302-12.